Converter foto 3D JPS em GIF animado 2D para Picasa e Facebook


A LG integrou o Youtube 3D neste primeiro smartphone com câmera 3D. Mas e as Fotos, a não ser que você, seus amigos e familiares tenham uma forma de ver estas fotos em 3D, estas ficam meio sem sentido no Computador ou na Internet.
O Picasaweb, Flickr e Facebook não tem função de 3D nos seus álbuns.
O único app para Android e site que eu encontrei essa função é o desconhecido Phereo:
No modo “Wiggle” ele mostra um GIF animado alterando entre a vista do olho direito e do olho esquerdo, claro que assim de forma automática nem sempre fica bom.
Trabalhando no Photoshop é possivel deixar essa transição mais harmonica. Mas pelo que eu testei tem que ser no Photoshop e não no Gimp, apesar de eu adorar o Gimp.
Pois o formato GIF só aceita 256 cores, e no Gimp ficou com as cores muito ruins, o Photoshop conseguiu otimizar melhor.

Converter JPS para JPG

Quando você copia as fotos 3D do LG P920 (Optimus 3D) para o computador estas vem em formato JPS. O problema é que o visualizador do Windows até mostra uma destas imagens, mas quando se clica para ver a próxima ele vai para JPG ignorando as fotos em JPS.
O visualizador do Picasa assim como o último Photoshop também disem que não conhecem o formato, apesar de ele ser um simples JPG com uma foto ao lado da outra.
O Gimp abre corretamente, mas antes de editar as fotos quero poder ver elas e classificar elas, seja direto no Windows ou no Lightroom.
Minha solução foi fazer uma cópia dos arquivos JPS para uma nova pasta, entrar via MS-DOS, sim a velha janela de comandos e depois de achar a pasta desejada é só dar o comando:
ren *.jps *.jpg
Ou seja renomear todos os jps para jpg. Claro que é possivel fazer isso manualmente uma a um direto no windows.
Pronto agora os programas e o próprio Windows já entendem do que se trata estes arquivos.

Converter para GIF animado com Photoshop

3D to 2D with Photoshop
Então para começar eu montei uma ação no Photoshop para cortar o agora jpg no meio e colocar cada parte em uma camada. Esta ação pode ser baixada aqui:
www.riesel.com.br/JPS to GIF.atn
Nem sempre o ponto mais importante da foto fica com a sobreposição correta, para verificar ligue e desligue a camada superior.
Caso queira melhorar a sobreposição mude a opacidade da camada superior para 30% e tente posicionar album objeto que esteja se destacando no centro da foto na mesma posição que este esta na camada inferior.
Agora para salvar isso num GIF animado entre em “File > Save for Web & Devices” (Alt+Schift+Ctrl+S)
Mude a resolução de saída para uma largura de 800px se for mandar para o Picasaweb ou 500px se quiser postar no Facebook.
E já que esse arquivo é uma cópia do original em JPS aproveito para realmente salva-lo como JPG. Verifique qual das camadas esta melhor e salve ele com somente uma imagem para ter o JPG em 2D normal.

Finalmente publicar na Web

Para o Picasaweb não é possivel enviar esses arquivos GIF pelo programa Picasa, tem que se montar um album e adicionar as imagens diretamente pelo site.
Aparentemente a animação não é vista em todos os Navegadores.
No Facebook tentei enviar de todas as formas, a a única que funcionou foi com o aplicativo http://apps.facebook.com/animated-picture e mesmo assim muitas vezes falha. Este aplicativo só publica a foto no Mural, as imagens que estão nos seus álbuns são todos convertidos pelo Facebook perdendo assim a animação.